Notícias


Plenário retomará votação de projeto que regulamenta terceirização

17/04/2015





Texto-base da proposta já foi aprovado, mas poderá ser modificado por emendas

A regulamentação da terceirização continua na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (14). Os deputados votarão as emendas e os destaques apresentados ao texto-base do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA) para o Projeto de Lei 4330/04.

Os partidos que são contra alguns aspectos da terceirização vão tentar mudar, por exemplo, a possibilidade de ela ser usada inclusive para as atividades-fim da empresa contratante. Esse é um dos pontos mais polêmicos, pois os sindicatos temem a precarização da relação trabalhista. Já os defensores argumentam que isso aumentará o número de empregos.

Também poderá ser discutido o tipo de responsabilidade da empresa contratante em relação aos direitos trabalhistas, se ela será subsidiária ou solidária. O texto prevê que será solidária, permitindo ao trabalhador processar a contratante e também a contratada, apenas se a empresa contratante não fiscalizar os pagamentos devidos pela contratada.

Sindicatos

O texto não garante a filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa, o que, na visão dos sindicatos, fragilizará a organização dos trabalhadores terceirizados.

A exceção prevista é quando o contrato de terceirização for entre empresas da mesma categoria econômica. Nesse caso, os empregados terceirizados serão representados pelo mesmo sindicato dos empregados da contratante, seguindo os acordos e convenções coletivas.

Agência Câmara Notícias




Notícias Anteriores


Concientização e prevenção!
A FEVASC parabeniza a todas as mulheres! Dia 8 de março! Dia Internacional da mulher!
Nota de pesar pelo falecimento do Vigilante Eder James Correa da Silveira
Encerramento dos contratos da Empresa INVIOSAT
Os vigilantes de SC aprovaram durante assembleias realizadas, indicativo de ESTADO DE GREVE da categoria.
Após seis rodadas de negociação SC conquista reajuste acima da inflação para trabalhadores de Asseio e Conservação.
Feliz Natal e Próspero ano novo é o que deseja a FEVASC e seus Sindicatos Filiados!
Mais uma vitória na defesa e garantia dos direitos dos trabalhadores terceirizados - A Federação, com o objetivo de resguardar o interesse de trabalhadores de várias cidades do Estado de Santa Catarina, obteve liminar favorável para bloquear valores
Vânio dos Santos assume a Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina
Plenária Estadual Fevasc - Maravilha SC

Página: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38